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sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Locomotiva começa a ser transferida do Museu do Trem do Recife para o Rio Grande do Norte

 / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Após mais de 40 anos no Recife, a locomotiva de ferro a vapor Catita despede-se da Estação Central do metrô, no bairro de São José, área central da cidade, na manhã desta sexta-feira (10). A máquina de fabricação inglesa era disputada há dez anos pelos governos do Rio Grande do Norte e de Pernambuco pelo seu valor histórico. O Rio Grande do Norte acabou vencendo a batalha judicial e um guindaste está retirando a locomotiva, que será levada, ainda nesta sexta-feira, em uma carreta para Natal, onde vai ser recuperada para ficar exposta em um museu que está sendo montado.

A Maria Fumaça, que era usada apenas em manobras de vagões no pátio, passou a integrar o acervo do Museu do Trem, primeiro centro dedicado à história do transporte ferroviário no Brasil, no final da década de 1990. O nome de Catita se deve ao tamanho da locomotiva, de pequeno porte.
Legenda
A primeira atuação da máquina foi em abril de 1916, quando inaugurou a Ponte do Igapó, em Natal, um dos motivos pelo qual a Maria Fumaça era reivindicada pelo governo do Rio Grande do Norte. Em 1950, com a substituição do maquinário por novos trens movidos à diesel, a locomotiva foi deixada de lado, e só não foi desmontada porque o ferroviário Manoel de Souza a escondeu. Somente em meados de 1970, a peça foi transferida do Rio Grande do Norte para o Recife e passou a ser usada como peça decorativa em frente a sede da RFFSA.

Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Além da Catita, o Rio Grande do Norte também ganhou o direito de levar um vagão de transporte de cana-de-açúcar. Também de fabricação inglesa, a peça era parte do acervo do Museu do Trem desde 1975. A locomotiva e o vagão farão parte de um museu dedicado às ferrovias que será inaugurado em Natal.

No Recife, o Museu do Trem fica na Estação Central, localizada em frente à Praça Barão de Mauá, área central da cidade, e passa por reformas, sem data de reabertura definida. Após a restauração, o local funcionará como Estação Central Capiba, com as peças do acervo do Museu do Trem expostas para as milhares de pessoas que utilizam o metrô todos os dias. No local há troles manuais e a motor, locomotivas inglesas e alemãs.