Realização Luck Entretenimento

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

ANA fiscaliza barramentos no Rio Piranhas-Açu

Técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) estão atuando nas áreas localizadas depois da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para verificar a situação de vários barramentos (áreas de acúmulo de água) que foram detectados no curso do Rio Piranhas-Açu, e que estão provocando dificuldades no abastecimento de alguns municípios.
A ANA está contando com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Águas do Rio Grande do Norte (Caern), do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn) e da Polícia Militar. Os barramentos estão sendo feito por particulares para benefício próprio, em detrimento do abastecimento de municípios inteiros. Atualmente, está prejudicado o abastecimento dos municípios de Pendências, Macau, Alto do Rodrigues e Carnaubais, além dos distritos de Baixa do Meio e Diogo Lopes (no município de Guamaré).
No último dia 5 de agosto, a ANA realizou reunião com a sociedade, usuários e representantes desses órgãos, em Assú, para informar sobre a situação do sistema hídrico Curemas-Açu, notadamente no que diz respeito ao Baixo Açu, frente ao quadro de estiagem na região. Como gestora do sistema, a Agência expôs as medidas que vem tomando para assegurar o uso prioritário da água para consumo humano em períodos de escassez.