Realização Luck Entretenimento

terça-feira, 27 de maio de 2014

O PAPEL DA IMPRENSA NA SOCIEDADE – POR VALDIR FILHO

Copiado do blog do Marcondes Gurgel.

Bem como escreveu o jornalista L. H. Mencken que: “A verdade é uma mercadoria que as massas não podem ser induzidas a comprar”


        A imprensa brasileira é considerada por muitos estudiosos como o quarto poder brasileiro em alusão aos três poderes constituintes. O papel primordial da imprensa é levar informação com precisão à população de forma séria, imparcial, comprometidas com a verdade. Uma imprensa séria se preocupa em desempenhar o seu papel social para que cada vez mais a população possa sentir-se confiante neste papel tão importante que é a informação. “Uma imprensa séria é livre de máculas, são os olhos e a voz do povo” (Helberth Santos Carvalho). 
          Bem como escreveu o jornalista L. H. Mencken que: “A verdade é uma mercadoria que as massas não podem ser induzidas a comprar”. Lembrando que este fenômeno comunicacional é capaz de dar “vida ou morte aos políticos”. Por ter tanto poder junto à sociedade, em 1928 o inglês Lord Macaulay apontou a imprensa como o “quarto poder”, aquele responsável por controlar os abusos dos poderes constituídos (Legislativo, Executivo e Judiciário), contra a população que na maioria das vezes não tem voz ativa para interferir em questões importantes.
         Assim escreve Maria Lúcia Victor Barbosa que “os meios de comunicação, notadamente a televisão, constituem-se em poderosos instrumentos de manipulação e persuasão, sendo na atualidade os maiores formadores não só de opinião como de comportamentos, hábitos e atitudes”. O fato é que estamos quase sempre submetidos às regras impostas pela mídia por uma psíquica “ditadura” que permeia em nossos comportamentos.
           Novelas por exemplo: Ditam modas, valores, desestruturação familiar como algo normal, enfim, o fato mostra a grande influência que a mídia em geral exerce notadamente sobre várias pessoas, e principalmente demonstra a grande responsabilidade da imprensa perante a população. Uma notícia inverídica acarretará grandes transtornos ou até mesmo danos irreparáveis às pessoas. Por isso a imprensa tem uma responsabilidade imensurável na formação em parte da sociedade. Estando atrás apenas da inigualável obra criada por Deus, que é Família. Sendo essa base de toda conduta moral, honrorosa, ilibada do ser humano.
           Então, o papel da imprensa nos dias atuais é informar a população de todo e qualquer acontecimento e até mesmo sair em defesa dos interesses da sociedade, agindo assim, como um órgão fiscalizador. Ressalto novamente que uma imprensa séria cumpri o seu papel social. Lembra o senhor Helberth Santos Carvalho que: “a imprensa traz forças para as pessoas, luta para que as sociedades que não são democráticas passem a ser, e contribui para as que já são serem de forma efetiva, pois, quanto mais livre for à imprensa, maior a possibilidade de produzir informações com qualidade e isenção”.  
    Disse o papa João Paulo ll em junho de 2000 a um grupo de donos de meios de comunicação de todo o mundo: “(...) Com sua influência vasta e direta sobre a opinião pública, o jornalismo não pode ser só guiado por forças econômicas, lucros e interesses pessoais. Deve, ao contrário, ser encarado como uma missão, até certo ponto sagrada, realizada com o entendimento de que poderosos meios de comunicação foram confiados aos senhores para o bem geral” (kovach,2004,p.35). Portanto fica perceptível a grande importância do papel da imprensa perante a sociedade.
“Quando a imprensa não fala, o povo é que não fala. Não se cala a imprensa. Cala-se o povo”.                                          
                                                                                          Willian Blake
          (Valdir Filho)
Referência
www.olavodecarvalho.org